Após as demolições de 31 imóveis no Centro Histórico de Salvador, foi marcado um debate na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados sobre a demolição de imóveis tombados na Ladeira da Montanha, em Salvador. A audiência que será realizada no dia 15 de setembro, visa também discutir medidas para a preservação do patrimônio histórico e artístico nacional.
No mês de maio, seis casarões foram demolidos na Ladeira da Montanha, Patrimônio Histórico da Humanidade desde 1984, declarada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Para discutir o tema, serão convidados para o debate a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema de Sousa Machado; o superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorim; representante da Prefeitura Municipal de Salvador; a promotora Hortênsia Gomes Pinho, titular do Núcleo de Habitação e Urbanismo do Ministério Público Estadual da Bahia; o arquiteto Wagner Moreira Campos; e o diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos Cruz de Oliveira.
Foto: Ilustração