Jaqueline Liliam Barcellos Coutinho (PTB), de 50 anos, é a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Sorocaba. A delegada de Polícia Civil aposentada tomou posse no plenário da Câmara de Vereadores na noite desta quinta-feira (24), após a sessão extraordinária que cassou o mandato de José Antonio Caldini Crespo (DEM).
O G1 acompanhou em tempo real a sessão que terminou na cassação do prefeito. Veja como foi.
A atual prefeita disse que recebeu a notícia da cassação pela televisão. "Foi muito importante esse movimento histórico pela democracia", afirmou ao chegar à Câmara para tomar posse.
Poucos minutos depois, ela fez o juramento:
"Prometo exercer com dedicação e lealdade o meu mandato, respeitando a lei e promovendo o bem geral do município."
Jaqueline chegou à prefeitura após dois meses de conflitos com o então prefeito, José Crespo. Durante esse tempo a confusão entre os dois resultou em três boletins de ocorrências, criação da Comissão Processante e de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Legislativo, desocupação de gabinete e no pedido de exoneração da ex-assessora Tatiane Polis.
Confira toda a cronologia da disputa entre prefeito e vice.
Em um longo e emocionado discurso, Jaqueline Coutinho relembrou detalhes da polêmica com Crespo, o episódio em que teve a fechadura do gabinete trocada e agradeceu o apoio dos vereadores.
Após tomar posse na Câmara Municipal, Jaqueline falou ao G1, já como prefeita, que vai se juntar com membros do Legislativo e deve assumir o Paço Municipal por volta das 9h. Jaqueline disse ainda que vai conversar com toda a equipe do governo antes de tomar qualquer decisão.
"Vou me inteirar efetivamente do que está acontecendo em todas a secretarias porque, em dois meses, não pude mais participar das ações do governo. Não por vontade própria, evidentemente. A partir daí, nós vamos realinhar posturas administrativas, verificar o que está acontecendo, vamos pensar em governabilidade", disse.
Já sobre mudanças efetivas no secretariado, Jaqueline informou que "vai avaliar". "Os fatos foram tão rápidos essa semana que eu nem imaginei isso. Eu tenho que pensar, sentar, tenho que conversar com os atuais secretários para depois realinhar a administração."
Carreira
Jaqueline é formada pela Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi) e já foi titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade. Em 1985, começou a trabalhar como oficial de Justiça e permaneceu no cargo até 1989, quando passou em concurso público para delegada da Polícia Civil.
Atou na DDM de Fernandópolis, inaugurou a unidade em defesa da mulher em Itapetininga, no ano de 1990, e em 2008 foi transferida para Sorocaba.
Fonte: G1