O vereador Alexandre Aleluia, líder do DEM na Câmara Municipal de Salvador, quer impedir, na justiça, que a Universidade Federal do Recôncavo conceda título de doutor honoris causa para o ex-presidente Lula. A cerimônia está prevista para a sexta-feira (18/8).
O parlamentar alega que Lula estaria em campanha política com a Caravana Lula pelo Nordeste e também aciona judicialmente o reitor alagoano Sílvio Luiz de Oliveira Soglia. “É uma imoralidade que um condenado na justiça receba esse tipo de honraria de uma universidade pública, cuja indicação foi realizada após a divulgação da pena e com claros fins de campanha antecipada”, disse o vereador. A Ação popular na Justiça Federal da Bahia já foi protocolada.
O Conselho Universitário da UFRB aprovou a concessão do título em sessão na última sexta (11/8). A honraria foi proposta pelos membros do Conselho Universitário: a pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso; o presidente da Câmara de Extensão, Robério Ribeiro; o diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Danillo Barata; o representante dos docentes, Aroldo Azevedo e o representante dos técnicos-administrativos, Tércio Souza.
Luiz Inácio Lula da Silva será a terceira pessoa a receber o título Doutor Honoris Causa pela UFRB. Até o momento, a sambista Dona Dalva e o engenheiro agrônomo Paulo Jacomine já receberam o título pela instituição.
Segundo o líder do DEM, o ato fere o princípio da moralidade da administração pública, segundo estabelecido no artigo 37 da Constituição Federal. “Lula, o PT e demais linhas auxiliares são mesmo caras de pau. Eles não querem fazer somente um evento, mas vão montar um palanque para o condenado a nove anos. É uma imoralidade”, ressaltou o vereador.
A assessoria de comunicação de Lula foi consultada e confirmou a presença do presidente na cerimônia. A assessora também afirmou que não sabe de nenhuma ação na justiça para impedir a solenidade.
Reprodução/Aratu Online