Bahia

Governador ameaça licitar ônibus para integração com metrô caso não haja acordo

Rui participou de vistoria em quatro novas estações do metrô

NULL
NULL

Rui participou de vistoria em quatro novas estações do metrô - Foto: Luciano da Matta | Ag. A TARDEO governador Rui Costa ameaçou lançar um edital de licitação para as linhas de ônibus alimentadoras do sistema metroviário caso não haja acordo com a Prefeitura de Salvador na reunião intermediada pelo Ministério Público, que acontece nesta segunda-feira, 7. “Repito, irei licitar ônibus com ar-condicionado e wi-fi gratuito para toda a população. Também estamos nos articulando a implantação de wi-fi gratuito nas estações do metrô”, disse o petista durante vistoria das novas quatro estações do metrô. De acordo com Rui, o edital seria lançado já nesta terça, caso não encontre um consenso com o governo municipal sobre a integração entre o metrô e o transporte de ônibus. A prefeitura municipal de Salvador propôs ao Governo do Estado a reestruturação das linhas dos coletivos e a contratação de um estudo definitivo sobre o valor da tarifa dos ônibus de integração com o metrô.

Contudo, o Estado fez uma contraproposta, em que aceitou diminuir em 4% do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias de Serviços (ICMS) que incide sobre o combustível dos coletivos, mas com a condição de existir uma integração real entre os modais. O governo estadual não aceitou realizar o estudo sugerido pelo município.

Transporte metropolitano

Rui Costa também informou que pretende melhorar a qualidade das linhas metropolitanas de ônibus. “Já determinei que a Secretaria de Infraestrutura faça a licitação das linhas metropolitanas de Salvador para este semestre. Vamos exigir também ar-condicionado e wi-fi para os ônibus de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas, Camaçari, enfim, toda a região, que fazem a ligação om as estações do metrô”, garantiu Rui.

Repordução: A Tarde on line