Agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil desencadearam uma operação para combater o roubo de cargas em comunidades da Zona Norte do Rio, na manhã desta terça-feira (1). A operação, batizada como “Tempo Zero”, está sendo realizada nas comunidades Furquim Mendes, no Jardim América, Ficap, na Pavuna, e na Favela do Dique, também no Jardim América.
São 140 policiais rodoviários federais, 15 equipes da Polícia Civil e 90 homens da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Até as 9h10, não havia informações de prisões ou apreensões.
Na noite desta segunda-feira (31), o Rio registrou pelo menos dois casos de roubos de carga. Em um deles, a polícia militar trocou tiros com os criminosos e resgatou um motorista feito refém.
O caminhão de óleo lubrificante seguia pela Avenida Brasil e, quando passava pela altura da Estrada do Camboatá, bandidos armados renderam o motorista e o obrigaram a ir para o Complexo do Chapadão, na Zona Norte. Quase chegando à comunidade, a central de rastreamento bloqueou o caminhão.
Um outro caminhão também foi roubado na noite de segunda-feira. O motorista transportava produtos eletrônicos e foi parado por bandidos na Rua Gonzaguinha, na Ilha do Governador. Toda a carga foi levada para o Complexo da Maré.
Em junho deste ano o número de roubo de cargas no estado do Rio subiu mais de 40%, comparado ao mesmo mês do ano passado.
Reprodução/G1