Um grupo professores faz uma manifestação na frente da Secretaria de Educação do Estado (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), desde as 9h desta quarta-feira (5). De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), Rui Oliveira, os manifestantes devem ficar no local até as 11h30.
Eles cobram do governo posicionamento sobre a demora de sair o chamado ato da aposentadoria, para professores estaduais. "Estão levando cerca de quatro anos para concederem a aposentadoria para esses profissionais. Enquanto isso, a categoria segue trabalhando. Nós demos entrada na emenda constitucional, ganhamos liminar na Justiça, mas o governo não resolve o caso", disse Rui.
Em nota, a SEC disse que com relação a análise dos processos de aposentadoria dos professores das escolas estaduais, "a Secretaria da Educação do Estado da Bahia esclarece que, em 2016, completou 25 anos de um grande concurso. A Secretaria está trabalhando em regime de mutirão, à noite e aos sábados, para dar celeridade às análises".
O órgão informou também que realizou no último dia 7 de maio, uma seleção pública para contratação temporária de professores que vão suprir a demanda emergencial das escolas até a realização do Concurso Público, cujo edital será lançado ainda este ano.
Reprodução/G1