O serviço itinerante de castração de cães e gatos, o Castramóvel, segue no bairro de Mussurunga até o final do mês de julho. O ônibus adaptado permanece instalado no estacionamento da Unidade de Saúde da Família (USF) Eduardo Mamede, localizado no Setor E, atendendo a população local e adjacente de segunda a quinta-feira, das 08 às 12 horas.
No local, serão realizadas até 50 cirurgias gratuitas por dia, com o intuito de promover o controle populacional desses animais. Para ter acesso ao serviço, os proprietários devem comparecer ao local munidos do cartão SUS e documento de identificação com foto, além do cartão de vacinação do animal. Após a triagem, é marcado o dia da cirurgia de castração, que são realizada às quartas e quintas-feiras. Para fazer o procedimento de esterilização, os animais devem ter entre oito meses e cinco anos de idade, peso acima de 1kg e apresentar boa condição de saúde. As fêmeas que serão submetidas à castração não podem estar em período gestacional.
Mussurunga é o 11º bairro contemplado pelo dispositivo implantado pela atual gestão em março de 2014. Nesse período, o ônibus adaptado realizou mais de 6 mil cirurgias em cães e gatos da capital. A partir de agosto, o Castramóvel deverá desembarcar em Pernambués.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Salvador