O Superior Tribunal de Justiça (STJ) liberou nesta sexta-feira (30) a continuidade da obra de um dos viadutos da linha dois do metrô na Avenida Carybé, entorno do Aeroporto da capital. A construção estava suspensa desde o dia 10 de junho após uma decisão proferida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) no dia 5. Os proprietários de nove terrenos conseguiram a liminar que determinou a parada.
Os sete donos, entre eles o empresário Osmar Rodrigues Torres Júnior, dono da rede de postos de combustíveis Menor Preço e irmão do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano Fernando Torres, alegam que a CCR, responsável pelo sistema, invadiu as áreas para a instalação do elevado.
O governador Rui Costa (PT) alegou que a ação movida pelos proprietários dos imóveis é um achaque aos cofres públicos que teria um custo próximo de R$ 30 milhões em desapropriações.
A obra também chegou a ser embargada pela prefeitura que exigia a licença ambiental da edificação que foi, enfim, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) no último dia 15.
Mesmo com a decisão do STJ o serviço ainda não foi retomado no canteiro. A parte reclamante prometeu recorrer da decisão da corte.
BA.ba////AF