Brasil

PF conclui perícia no Alvorada após jovem invadir palácio e ser parado a tiros

Veículo deve ser rebocado ainda nesta quinta-feira.

NULL
NULL

Barreiras de concreto erguidas em frente ao palácio (Foto: Reprodução)

Polícia Federal concluiu a perícia no Palácio da Alvorada após um adolescente invadir com um carro a residência oficial da Presidência e só ser parado a tiros, na noite desta quarta-feira (28). Ele ficou sob a guarda do Exército, que faz a segurança da área, até ser detido pela PF. O veículo deve ser rebocado ainda nesta quinta.

Imagens mostram que o carro acabou entrando na garagem interna do palácio, quebrando vidros do prédio. Até a última atualização desta reportagem, não havia informação sobre a identidade do rapaz e se ele continuava detido.

Segundo militares do Exército que faziam a guarda, o jovem parou em frente ao portão do Alvorada. Quando a segurança chegou perto, ele acelerou o carro e derrubou uma das grades. Os homens então atiraram contra o motorista, que invadiu a área restrita e andou por todo o gramado.

Barreiras de concreto que impedem acesso ao palácio não estavam erguidas na guarita. Isso porque elas são levantadas normalmente às 22h, sendo que o caso ocorreu por volta das 19h. O G1 aguarda retorno da Guarda da Presidência para saber se haverá mudança no protocolo de segurança.

Taxista que trabalha em um hotel vizinho, Rodrigo Sampaio disse ter escutado os disparos.

"A gente só ouviu um barulho de uns cinco ou seis tiros. Aquele barulho alto."

O local é a residência oficial da Presidência da República, mas Michel Temer (PMDB) mora no Palácio do Jaburu e tem usado o Alvorada apenas para reuniões políticas, mas não estava no local.

Pouco antes das 23h, o Gabinete Institucional da Presidência da República divulgou a nota oficial a seguir.

Nota oficial

"Por volta das 19h de hoje [quarta-feira], um veículo, após receber orientação para reduzir a velocidade e identificar-se, acelerou abruptamente e ultrapassou a grade de proteção que dá acesso ao Palácio Alvorada."

"Foram realizados disparos de arma de fogo de advertência e, em seguida, contra o veículo que parou na área interna do Palácio. O motorista, sem ferimentos e, aparentemente menor de idade, foi conduzido pela Polícia Federal, que realizará as investigações."

Reprodução/G1