Em pesquisa de satisfação realizada em 22 delegacias de Salvador, 64% dos cidadãos entrevistados classificaram o atendimento como bom e ótimo. Elaborado pelo Conselho de Qualidade do Serviço Público (Conquali), o levantamento ouviu 6.174 pessoas, que foram atendidas nas unidades policiais da capital entre setembro de 2016 e janeiro de 2017.
A pesquisa avaliou itens como instalações físicas das delegacias, atendimento prestado pelos policiais, limpeza, acessibilidade, tempo de atendimento, prestação de informações, dentre outros assuntos. O grau de confiança no levantamento é de 95%. Criado para avaliar a qualidade da prestação do serviço público, o Conquali é um comitê formado por representantes de seis órgãos estaduais, capitaneado pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb),.
O resultado da pesquisa foi apresentado para os conselheiros do Conquali. O conselho aprovou um plano de ação para implementar medidas nas delegacias a partir das sugestões e críticas feitas pelos entrevistados. Os dados da pesquisa vão ser usados para pautar as políticas públicas e, assim, aprimorar a serviço prestado ao cidadão.
O secretário da Administração, Edelvino Góes, ressalta a importância do Conselho de Qualidade do Serviço Público. “O Conquali é um instrumento extremamente relevante para a administração estadual. O Conselho faz o acompanhamento da gestão pública, através de ferramentas como pesquisas de satisfação, que medem a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, destacando os pontos positivos e apontando oportunidades de melhorias”, afirma.
Já o delegado-geral, Bernardino Brito, considera extremamente positivo o resultado da pesquisa, no sentido indicar os pontos positivos no serviço prestado pela Polícia Civil à população. “Ao termos isso devidamente registrado acabamos confirmando que estamos no caminho certo na nossa missão”, declara.
Territoriais e especializadas
A pesquisa foi aplicada por entrevistadores do call center da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), em parceria com o Conquali. As 22 delegacias foram escolhidas aleatoriamente, dentro do universo das 27 delegacias situadas em Salvador (Delegacias Territoriais e Especializadas). Para aferir a qualidade dos serviços prestados nas unidades da Polícia Civil, os 6.174 cidadãos foram entrevistados depois de receberem atendimento.
Os números levantados foram tabulados pela Superintendência Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). A pesquisa teve como objetivo a identificação de melhorias nos serviços prestados, a verificação das necessidades dos usuários para implantação de políticas públicas, além da padronização e do aperfeiçoamento dos processos e métodos utilizados para assegurar a efetividade.
O levantamento foi realizado em seis delegacias especializadas e em 16 delegacias territoriais. O atendimento das unidades especializadas foi classificado como bom e ótimo por 65% dos entrevistados, registrando um pequeno percentual à frente das delegacias territoriais (63,7%).
Na avaliação geral das delegacias, 66,6% usuários consideraram o tempo de atendimento como bom e ótimo. Já a postura dos policiais foi classificada como boa e ótima por 76,9% dos entrevistados. A qualidade da informação prestada também teve índice satisfatório (75,5% de bom e ótimo). Limpeza das delegacias obteve 57,7% de opiniões favoráveis, seguido pela iluminação (56,8%) e das acomodações (49,7%).
BO eletrônico
Os entrevistados fizeram algumas criticas e deram sugestões para melhorar o atendimento nas delegacias, a exemplo da implantação de um sistema de Boletim de Ocorrência Eletrônico (BO). Com o BO Eletrônico, o usuário não precisa retornar à unidade da Polícia Civil para pegar o registro da ocorrência, podendo retirá-lo virtualmente.
Fonte: Ascom/Saeb