Uma decisão da Prefeitura retirou linhas de ônibus que circulam pelo Centro Administrativo da Bahia (CAB) após a inauguração das quatro novas estações da Linha 2 do Metrô, que passam pela Avenida Luis Viana Filho a Paralela.
Segundo o governo do estado, 20 “linhas de horário” deixaram de circular pelo CAB, sem comunicado prévio para a população de Salvador. Um levantamento feito pela própria Prefeitura, no ano passado, estimou que uma média de 40 mil passageiros utilizavam os ônibus como meio de transporte público no CAB e adjacências. Além das 20 linhas municipais, a Prefeitura retirou ainda outra linha que conduzia passageiros ao CAB, conhecida popularmente como “Vermelhinho”.
Para atender à demanda do "Vermelhinho", foram disponibilizadas gratuitamente pelo governo quatro ônibus circulares à disposição dos passageiros, partindo das estações Pituaçu e CAB. O trajeto é feito das 6h às 19h30, de segunda a sexta-feira. Nas horas de maior movimento, como das 7h30 às 9h, das 12h às 14h e das 17h às 19h, os circulares saem dos pontos a cada dez minutos. Os coletivos passam pelas passarelas das estações Pituaçu e CAB (próximo ao Colégio Estadual Bolívar Santana), e por todas as avenidas do CAB.
O governo afirmou ainda que vai estudar a possibilidade de implantar novas “linhas de horário" regulares dos bairros que passaram a ser desassistidos para a estação de metrô mais próxima, para criar uma alternativa ao corte das linhas que tinham destino ao CAB.
Segue a lista das linhas cortadas pela decisão da Prefeitura:
CAB-Circular
Massaranduba-CAB
Sieiro-CAB
Fazenda Grande-CAB
Cajazeiras 7-CAB
Periperi/Paripe-CAB
Ribeira-CAB
Barra Avenida-CAB
Pirajá-CAB
Mal Rondon-CAB
Boa Vista S Caetano/Capelinha-CAB
Pernambués/Cabula-CAB
Pernambués/Sussuarana-CAB
Fazenda Garcia-CAB
IPAI/CX D"Água/CID Nova-CAB
Fazenda Grande 1/2 -CAB
Cosme de Farias/Luis Anselmo-CAB
Barra Avenida/Federação-CAB
Mirante de Peripei-CAB
IAPI/P. Miúdo/CX D"Água/CID No va-CAB
Reprodução/Metro1