Brasil

Menores são detidos em operação após saques a comércio no RJ

Lojas do Centro do Rio foram invadidas e saqueadas na segunda-feira

NULL
NULL

 src=Policiais Militares realizam uma grande operação em comunidades do Centro do Rio na manhã desta sexta-feira (26). A ação acontece no Morro da Providência, onde agentes do Batalhão de Choque percorrem as ruas da comunidade desde o início da manhã, e também nos morros do Pinto e da Conceição. A ação acontece depois do arrastão na Rua Senador Pompeu, na segunda-feira (22).

Mais de 40 criminosos invadiram e saquearam 14 lojas na rua. Os criminosos ficaram no local por mais de duas horas. Eles chegaram no local pouco antes das 2h e usaram caminhões para carregar a mercadoria. Policiais chegaram ao local e trocaram tiros com os criminosos, mas logo foram embora e ninguém foi preso. A ação dos criminosos durou cerca de três horas.

De acordo com comerciantes da região, traficantes do Morro da Providência cobravam taxa de R$ 2 mil de cada estabelecimento para que os donos não fossem alvo de roubos e pudessem trabalhar. No entanto, os comerciantes teriam deixado de pagar a taxa, o que teria motivado a série de roubos.

Na noite da última quinta-feira (28), passageiros que estavam na estação Central do Brasil e moradores do Centro relataram em redes sociais uma intensa troca de tiros na proximidade do Morro da Providência. Dois adolescentes e uma pistolas foram apreendidos na última noite e encaminhados à 5ª DP (Mem de Sá), no Centro, onde o caso foi registrado.

Ordenamento urbano
Depois do ataque da às lojas no início da semana, nesta sexta (26), a prefeitura e o governo do estado começaram a Operação Central do Brasil, com foco no ordenamento do espaço urbano na Central do Brasil, no entorno e nos acessos às comunidades.

"Cerca de 200 homens, entre policiais militares, policiais civils, agentes da Secretaria Ordem Pública e da Guarda Municipal vão participar desta operação integrada para de combate ao crime e ordenamento da região", disse o porta voz da PM major Ivan Blaz.

Desde as 6h, agentes do município atuam na região da Central do Brasil. A operação tem como objetivo reestabelecer o ordenamento do espaço urbano, atentando para as demandas municipais e estaduais possibilitando a atuação de diversos entes públicos; cumprimento de mandados de busca e apreensão; fiscalização de veículos irregulares e depósitos clandestinos nas áreas do Terminal Procópio Ferreira, do Terminal Américo Fontenelle, Morro da Providência, Morro da Conceição e Morro do Pinto. Também serão realizadas ações de acolhimento de população em situação de rua, além de serviços de limpeza e de conservação.

A ação se estenderá por todo o fim de semana, com seu encerramento previsto para a segunda-feira (29). Estarão envolvidos na ação policiais militares do 5ºBPM (Harmonia), UPP Providência, Regimento de Cavalaria e o Comando de Operações Especiais (COE) – que envolve os efetivos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Grupamento Aeromóvel (GAM) -, além de agentes da Polícia Civil, da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop).

Fonte: G1