As professores das escolas estaduais e municipais de Salvador fazem uma paralisação das atividades nesta quarta-feira (24). O ato acompanha a mobilização nacional "Dia do Ocupa Brasília" que fará protestos em frente ao Congresso Nacional contra as reformas trabalhista e previdenciária.
Algumas unidades de ensino estão fechadas, como é o caso do Colégio Municipal Hildete Lomanto, no bairro do Garcia, e do Centro Educacional do estado Edgard Santos, no mesmo bairro. Por meio de nota, a Secretaria de Educação do Estado confirma a paralisação dos docentes, mas informou que está orientando os gestores a abrirem as portas das unidades para a comunidade escolar.
O G1 entrou em contato coma Secretaria Municipal de Educação, que ficou de se posicionar ainda nesta quarta.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), a paralisação será apenas nesta quarta-feira, e as atividades serão retomadas na quinta (25). O sindicato informou ainda que orientou os professores a repor a aula perdida nesta quarta.
"Nossa categoria tem a consciência que tem que estar na luta. Estamos em defesa do direito do trabalhador, lutando pelos seus direitos do povo e dos nossos alunos", disse Elza Melo, Diretora da APLB.
Em Salvador, uma caminhada a favor do "Dia do ocupa Brasília" está marcada para às 15h desta quarta-feira, no bairro do Campo Grande.
Reprodução/G1