Após duas semanas de avaliações técnicas, a Transalvador informou que a mudança de tráfego no Viaduto do Canela teve o horário ajustado nesta quinta-feira (11/5). A via permanece em mão única sentido Canela, mas somente entre 6h e 8h da manhã em dias úteis. De acordo com o órgão, a alteração gerou maior fluidez no trânsito.
“Apesar do sucesso da operação, passada a fase experimental, confirmamos que o problema era pontual, no horário de pico da manhã”, disse Fabrizzio Muller, superintendente de Trânsito. “A princípio, a fiscalização será realizada por prepostos da autarquia, mas estudamos usar recursos tecnológicos para monitorar o local”, informou.
A mudança vem para reduzir um congestionamento recorrente, causado por uma fila de veículos que se formava no Vale para acessar o viaduto. Estudos comprovaram fluxo demasiado nesse trajeto. A contagem de veículos mostrou que, entre 6h e 10h, mais de 2,6 mil veículos buscavam o viaduto, vindos de diferentes locais, sendo mais de mil provenientes do Vale do Canela.
Itinerário – Para ir ao bairro da Graça, entre 6h e 8h da manhã, em dias úteis, veículos provenientes da Avenida Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela) ou do Canela não terão mais esse viaduto como opção, devendo acessar o Viaduto da Gabriela, cerca de 300 metros à frente, ou retornar sob o Viaduto Menininha do Gantois (que dá acesso ao Campo Grande). Nos demais horários, o viaduto do Canela opera em mão dupla.
Reprodução/Aratu Online