No período entre às 10h do dia 20 e às 10h do dia 23 de junho, o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, registrou 11 entradas por conta de explosão de bombas e dois pacientes queimados relacionados aos festejos de São João.
O diretor do HGE, o médico André Luciano Andrade, no entanto, alerta que o número tende a crescer. “Levando em consideração os anos anteriores, a gente percebe que a maior procura por atendimento ocorre após o encerramento da festa. Enquanto os festejos acontecem, as pessoas usam paliativos e não procuram assistência médica. O resultado é a complicação do ferimento”.
Conforme explica o coordenador do CTQ, Carlos Briglia os primeiros cuidados em casos de queimaduras são importantes. "Em caso de queimadura, não devem ser usadas pomadas nem soluções caseiras. A região afetada deve ser lavada com água corrente e protegida com uma compressa úmida. Em seguida, o paciente deve buscar atendimento em uma unidade de saúde", recomenda.