Dezessete membros de uma organização criminosa que praticou roubos e furtos em 10 agências bancárias são alvos de uma operação realizada nesta quinta-feira (4) pela Polícia Civil. De acordo com as investigações, os assaltantes ostentavam nas redes sociais as viagens e passeios de luxo que faziam, além de exibirem veículos importados.
Devem ser cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão. A operação é feita por policiais da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e foi batizada de 'Luxus'.
Segundo a GCCO, nas ações, os assaltantes quebravam a parede das agências e desligavam o alarme de bancos da capital e do interior. Quando conseguiam entrar, retiravam os valores dos cofres. As ações foram praticadas, geralmente, aos finais de semana, e deixaram um rastro de destruição nas instalações físicas das agências, além de deixar a população sem os serviços bancários.
Conforme a polícia, a operação leva o nome 'Luxus', em razão da ostentação dos membros nas redes sociais, com fotos e vídeos de viagens de luxo, veículos importados e passeios luxuosos. Os mandados foram decretados Sétima Vara Criminal e também pela Vara Criminal da comarca de Poconé.
A operação conta com 70 policiais civis em Cuiabá, Várzea Grande e em Poconé, a 104 km de Cuiabá.
Reprodução/G1