A Ladeira da Soledade, no bairro da Liberdade, permanece interditada após o desabamento de um casarão que desabou matando três pessoas, na última segunda-feira (24). Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o tráfego só será liberado com a autorização da Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (Codesal) e do Instituto de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Não há previsão para conclusão dos trabalhos no local e da liberação da via. Casarão desabou na Ladeira da Soledade e matou pai e dois filhos. A Codesal explica que não pode liberar a área sem a decisão do Ipac sobre o que será feito com o imóvel. A orientação dos engenheiros do órgão é que o casarão seja escorado ou demolido. Por se tratar de uma área tombada pelo Ipac, eles alegam não ter autorização para mexer nos escombros.
A entidade de defesa do patrimônio artístico e cultural recebeu uma solicitação da Prefeitura de Salvador na manhã desta terça-feira (26) pedindo que sejam realizados vistoria e diagnóstico acerca do casarão que caiu na Ladeira da Soledade. “A partir de agora, com essa solicitação da Prefeitura Municipal de Salvador, o IPAC fará um diagnóstico para averiguar tecnicamente se a melhor solução é escorar as construções remanescentes ou demolir”, disse o IPAC em nota.
Alternativa
A Transalvador recomenda como opção de tráfego para veículos procedentes da Rótula do Abacaxi seguir pela Avenida Heitor Dias, Rua Cônego Pereira e Ladeira do Funil. Já para os veículos vindos da Avenida Bonocô, a recomendação é subir a Ladeira do Arco e acessar o Barbalho.
Reprodução: Correio 24 horas/ Foto: Tailane Muniz/CORREIO