Um relatório divulgado no final de março pelo IBGE aponta que apenas 1,8% dos nordestinos com mais de 15 anos de idade frequentam cursos de qualificação profissional, embora 28,4% dessa população tenha interesse em se qualificar para o mercado.
Pois, até o final do semestre, dois dos principais centros de formação profissional do Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oferecem um total de 12.500 vagas em cursos de qualificação, presencial e a distância, no estado. A novidade é o curso para youtuber, que ensina a usar o canal YouTube de forma profissional.
O Senai oferece 4.500 vagas em cursos técnicos de diferentes áreas, sendo 450 com bolsas de estudos para estudantes que obtiveram pelo menos 550 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre 2012 e 2016.
No Senac, são cerca de oito mil vagas na Bahia – cinco mil delas em Salvador. As aulas acontecem nos meses de maio e junho, nas unidades da capital e interior, mas as inscrições em cada curso serão encerradas à medida em que as turmas estejam completas.
Formado em auxiliar técnico de mecânica pelo Senai, Giovani de Sousa, 22 anos, trabalhou durante um ano e meio em uma revendedora de automóveis. Com a redução das vendas no setor, acabou perdendo o emprego.
Sentindo que seria difícil encontrar uma nova vaga na área, Giovani decidiu migrar para outra profissão. "Eu percebi que seria melhor sair da zona de conforto", disse o jovem, que terminou o curso de operador de caixa em fevereiro e no mês seguinte foi contratado pela casa de sucos Desfrutar, no Jardim de Alah.
(A TArde) (AF)