Polícia

Preso foge da Penitenciária Lemos Brito, em Salvador

Caso ocorreu na terça-feira (11), no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

NULL
NULL

Preso fugiu da penitenciária na terça-feira (11) (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Um preso da Penitenciária Lemos Brito, em salvador, fugiu do local na terça-feira (11). A informação foi confirmada ao G1 pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), nesta quarta-feira (12). Não há detalhes de como a fuga ocorreu.

A Penitenciária Lemos Brito fica dentro do Complexo Penitenciário da Mata Escura. Essa é a terceira fuga registrada no complexo este ano.

Fuga na UED

No dia 3 de abril, 25 presos fugiram da Unidade Especial Disciplinar (UED), que integra o Complexo Penitenciário da Mata Escura, na capital baiana. Segundo a Seap, o caso ocorreu durante a visita de familiares. Dois deles foram recapturados e 23 seguem foragidos.

Conforme a Secretaria, os internos estavam praticando atividades desportivas no solário (pátio para banho de sol) da Galeria C, e violaram três barreiras perimetrais para conseguir fugir da unidade. Imagens divulgadas por agentes penitenciários mostram o estrago causado.

Após violarem o alambrado, os detentos entraram por um matagal, que fica no entorno da carceragem, e pegaram um caminho que leva até uma rua de acesso à Avenida Gal Costa, em Salvador.

Com capacidade para 215 presos, a UED recebe presos provisórios e condenados em regime fechado, bem como internos submetidos a Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

Demissões

Dois dias após a fuga dos presos, quatro funcionários do Complexo Penitenciário da Mata Escura foram demitidos. As exonerações foram publicadas na edição da quarta-feira (5) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Foram demitidos funcionários que exerciam funções de diretores e assessores. Os cargos já têm novos funcionários, que também tiveram os nomes incluídos no DOE.

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que as mudanças obedecem a critérios estratégicos do Governo e nada tem a ver com a fuga dos detentos. O órgão classificou como "coincidência" a publicação das exonerações acontecer na mesma semana em que os detentos escaparam do complexo.

Fuga em janeiro

Um grupo de 17 detentos serrou as grades de uma cela e fugiu da Cadeia Pública, localizada no Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador, no dia 13 de janeiro. Segundo a Seap, a fuga dos internos só foi percebida na manhã seguinte, quando policiais perceberam os danos na cela. Além das grades serradas, o grupo também violou três barreiras fixas antes de deixar a unidade prisional.

Ainda de acordo com a SEAP, a Cadeia Pública foi inaugurada em maio de 2010, e essa foi a primeira fuga registrada na unidade desde então.

Reprodução/G1