Mundo

Atentado em mercado e mesquita deixa dezenas de mortos no Paquistão

Agências noticiam entre entre 11 e 22 mortos e cerca de 100 feridos.

NULL
NULL

 src=Atentado com um carro-bomba nesta sexta-feira (31) matou e feriu várias pessoas perto de um mercado e uma mesquita xiita para mulheres, na cidade de Parachinar, no cinturão tribal do Paquistão, próximo da fronteira com o Afegãnistão, informam autoridades.

O número de mortos e feridos ainda é incerto. Agências internacionais noticiam entre 11 e 22 mortos e cerca de 100 feridos.

O atentado foi realizado um pouco antes das orações de sexta-feira com um carro-bomba que estava estacionado nas imediações do templo xiita e de um mercado, disse Sajid Hussain, parlamentar da região onde ocorreu o ataque, que ainda não foi reivindicado por nenhum grupo.

As autoridades locais declararam o estado de emergência na região e colocaram todos os hospitais em alerta. O Exército enviou helicópteros para a área com o objetivo de resgatar feridos.

O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, condenou o ataque através de um comunicado e reiterou sua determinação para acabar com o terrorismo. "A rede de terroristas foi quebrada e é nossa obrigação nacional continuar esta guerra até a completa aniquilação do terrorismo em nosso solo", afirmou.

O atentado aconteceu depois que uma série de ataques com cerca de 130 mortos, nos primeiros 15 dias de fevereiro, levou o Exército a lançar uma ação militar em todo o país contra a insurgência batizada como operação Radd-ul-Fasaad ("Eliminação da Discórdia").

Reprodução: G1