Bahia

Gestores se preparam para as eleições do Colegiado Escolar

O Colegiado Escolar é composto pelo diretor da escola e representantes de professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis,

NULL
NULL

gestores educacionaisOs gestores, funcionários, professores e estudantes das escolas estaduais da capital e do interior, além dos familiares, estão sendo envolvidos em diferentes atividades preparatórias para a eleição do Colegiado Escolar, que é promovida pela Secretaria da Educação do Estado para fortalecer a gestão democrática e participativa nas escolas. O pleito ocorrerá no período de 8 a 12 de maio, em todas as unidades. Nesta semana, gestores das escolas da área do Núcleo Territorial de Educação de Santo Antônio de Jesus (NTE 21), no Recôncavo, passaram por uma formação no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, para discutir os procedimentos necessários para o pleito. O Colegiado Escolar é composto pelo diretor da escola e representantes de professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis, e tem a função de promover a participação e o acompanhamento das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola. Para o gestor do Colégio Polivalente de Maragogipe, em Margogipe , na mesma região, Mario José Moraes Sá, “a formação é extremamente proveitosa e importante. Realizamos um alinhamento dos procedimentos para as eleições, como data de divulgação dos resultados e quantidade de vagas, e conversamos sobre a importância do Colegiado Escolar como ferramenta de uma gestão democrática e participativa”. 

O professor Alan Fernandes Prazeres, gestor do Centro Estadual de Educação Profissional do Vale do Paraguaçu, também em Maragogipe, disse que “o Colegiado Escolar é uma ferramenta imprescindível, um ator principal na construção da gestão, tanto no conhecimento pedagógico quanto administrativo das escolas”. Segundo ele, há necessidade da mobilização e do compromisso de todos para a eleição do colegiado. “Nós valorizamos bastante esse momento. Convocamos toda a comunidade escolar e do entorno para que faça parte desse processo, seja na escolha dos representantes ou para votar. Isso é uma prática que já realizamos na nossa unidade há algum tempo e tem dado bons resultados. Temos o Colegiado Escolar como parceiro da escola, um amigo da escola”. 

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado