Brasil

Adolescente é morto durante rebelião em unidade da Funase do Grande Recife

Internos colocaram fogos em colchões no domingo (20). Fundação informou que está fazendo varredura para identificar possíveis fugas

NULL
NULL

 src=Um adolescente morreu durante uma rebelião no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, na noite de domingo (19). Segundo a Funase, o jovem de 17 anos foi vitimado por um grupo de internos.

A confusão começou por volta das 20h. O Batalhão de Choque da Polícia Militar foi acionado e conseguiu controlar a rebelião. De acordo com a Funase, os adolescnete colocaram fogo em colchões. O incêndio foi apagado pelo Corpo de Bombeiros. Com capacidade para 98 internos, a unidade conta atualmente com 189.

A fundação informou, por meio de nota, que uma varredura está sendo feita para identificar possíveis fugar e quantificar os feridos na unidade. O texto aponta ainda que "todos os esforços possíveis estão sendo tomados para minimizar os danos".

A diretoria da Funase e a corregedoria estão presentes na unidade para tomar todas as providências e iniciar o levantamento das possíveis causas e responsabilidades.

Fugas

No começo do ano, 12 internos fugiram do Case de Abreu e Lima após uma rebelião. Eles fugiram por um buraco feito no muro da unidade. Outras fugas e confusões foram registradas ao longo de 2016 em unidades da fundação no estado. Doze jovens fugiram da unidade da Funase de Garanhuns, no Agreste do estado, no dia 30 de dezembro. De acordo com a Polícia Militar, eles renderam dois funcionários da unidade antes da fuga.

Também em dezembro, dois socioeducandos fugiram da Funase de Timbaúba, na Mata Norte do estado, e foram localizados, mas logo depois outros cinco escaparam da mesma unidade.

Reprodução: G1