Bahia

Lavagem de Itapuã interdita vias do bairro para cortejo de baianas

A tradicional Baleia Rosa volta a participar da festa depois de um hiato de três anos

NULL
NULL

 src=Entre as 7h e as 19h de hoje, o tráfego de veículos está proibido nas principais vias de Itapuã, onde acontece hoje a Lavagem do bairro. O evento, que completa 112 anos, terá samba de roda, café da manhã, missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã e cortejo. A tradicional Baleia Rosa volta a participar da festa depois de um hiato de três anos.

As interdições viárias incluem  a Avenida Octávio Mangabeira, a partir da Rua Iemanjá; Praça da Sereia; Avenida Dorival Caymmi, entre a Praça da Sereia e a Rua Clementino Heitor de Carvalho; e a Rua Aristides Milton, entre a Praça da Sereia e o acesso à Ladeira do Abaeté. Veículos com destino ao Centro têm como opção o viaduto Mário Andreaza, pelas avenidas Paralela e Orlando Gomes, até retornar para a Octávio Mangabeira.

Os que seguem no sentido Itapuã devem acessar a Octávio Mangabeira, com retorno em frente ao estacionamento Sol Park e, para o outro sentido da via, devem alcançar a Orlando Gomes e Paralela até chegarem a Dorival Caymmi.

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) disponibilizou nove ônibus extras da frota reguladora das 17h às 23h, na Estação Mussurunga. Os coletivos terão itinerários distribuídos pelas três áreas da cidade (orla, centro e subúrbio), de acordo com a demanda.

Mais de 700 policiais militares, civis e bombeiros serão distribuídos no trajeto da festa. Do total de policiais, a PM contará com 606 soldados em patrulhas, trios e unidades motorizadas. Quatro pontos de abordagens e 19 postos elevados darão apoio às equipes. O Corpo de Bombeiros estará com 44 homens em sete postos espalhados entre as praias de Jaguaribe, Piatã, Placaford e Itapuã.

O morador Valter Morgado, 65 anos, afirma que participa da festa há mais de 25 anos e que acha a festa essencial pro bairro. '' Acho que Itapuã tem o magnetismo que nem outras festas tem. O bairro é nativo, que permanece, talvez o único'', afirma Valter.

Mais de 200 baianas participam do cortejo. A baiana Marta disse que participa a mais de seis anos da festa. ''A gente vai feliz, é uma delicia, me diverto demais'', conta a baiana.

Fonte: Correio/ Com as informações do Repórter Fábricio Cunha