Última “estação” festiva antes do Carnaval de Salvador, a Lavagem de Itapuã agita o bairro a partir das 2h desta quinta-feira, 16, com o Bando Anunciador, grupo com percussionistas e pessoas da comunidade que percorrem as ruas para anunciar uma tradição que completa 112 anos.
Raimundo Bujão, presidente da Associação de Moradores de Itapuã (AMI) – entidade que organiza a festa com o apoio da prefeitura –, disse nesta quarta, 15, que os preparativos estavam finalizados. “Faltam só detalhes, como flores e vassouras, e o local do receptivo das baianas”, disse.
Pela programação, às 5h uma alvorada de fogos inicia a Lavagem Nativa, que há 26 anos busca preservar a história e tradições do bairro. Idealizado por dona Niçu, antiga moradora já falecida, o evento é mantido pela família dela. Um café da manhã comunitário encerra essa etapa da lavagem.
O cortejo tradicional está previsto, segundo Bujão, para 10h, e deve reunir cerca de 200 baianas. O trajeto é da praia de Placaford à Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, na praça Dorival Caymmi.
O cortejo conta com a Baleia Rosa do Amor, após três anos ausente, com estrutura inflável que estará exposta a partir das 6h na praia. À frente da iniciativa, o produtor cultural Cristiano Loureiro compôs uma música com o instrumentista Fabrício Rios em homenagem aos criadores da atração.
( Tardde) (AF)