Funcionários de três hospitais de Itabuna, na região sul da Bahia, entraram em greve desde a manhã desta terça-feira (14), por conta de atraso do salário no mês de janeiro. As unidades de saúde fazem atendimento particular e pelo SUS.
A paralisação ocorre nos hospitais Manoel Novaes, Calixto Midlej Filho e São Lucas, que são administrados pela Santa Casa de MIsericórdia da Bahia.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores e Estabelecimentos em Saúde de Itabuna e região, 30% dos 1.800 funcionários das unidades médicas seguem atendendo com prioridade a casos de urgência e emergência. Ainda conforme o sindicato, o atendimento nas três unidades só será normalizado após o pagamento do salário de janeiro.
Em nota, a Santa Casa de Misericórdia lamentou a greve e disse que respeita a manifestação dos funcionários. A instituição diz ainda que o pagamento deve ser feito nos próximos dias e que essa previsão já foi anunciada em rodadas de negociação com representação sindical.
A Santa Casa informa ainda que iniciará o pagamento dos salários imediatamente após o Fundo Municipal de Saúde realizar o repasse do recurso à Santa Casa.
Ainda segundo a instituição, por conta da greve, foram suspensas cirurgias cardíaca e outros procedimentos. A Santa Casa diz ainda que foram registrados conflitos nas portas de entrada dos três hospitais, sobretudo no Hospital Manoel Novaes.
A Secretaria da Saúde do município informou que o repasse do recurso fica à cargo da Secretaria de Finanças, que afirmou que o processo de pagamento ainda está sendo auditado.
Reprodução/G1