Política

PT ameaça obstruir trabalhos da Câmara se não ganhar comando de comissões

Líder do partido na Casa diz que a bancada está sendo excluída das decisões sobre as reformas da Previdência e trabalhista

NULL
NULL

Resultado de imagem para PT ameaça obstruir trabalhos da Câmara se não ganhar comando de comissõesO líder do PT na Câmara dos Deputados, Carlos Zarattini (SP), afirmou nesta quinta-feira (9) que a bancada do partido vai obstruir as votações da Casa se não ganhar um cargo de comando na comissão especial da reforma da Previdência ou no colegiado que vai analisar a reforma trabalhista. Na comissão da Previdência, estão pré-definidos os nomes de Carlos Marun (PMDB-MS) para a presidência e de Arthur Maia (PPS-BA) para a relatoria.

A comissão da reforma trabalhista deve ter o reputado Rogério Marinho (PSDB-RN) como relator. O presidente do colegiado ainda não está definido. Para que a composição das mesas seja efetivada, é preciso que os presidentes sejam eleitos pelos membros das comissões.

Os relatores são indicados pelos presidentes eleitos. Nos dois casos, é costume que seja respeitada a escolha do nome anteriormente definido por líderes e o presidente da Casa.

“Somos a segunda maior bancada e não podemos ser excluídos, como tem sido feito”, disse Zarattini.

O deputado afirmou que há 22 medidas provisórias em tramitação na Câmara e que o PT vai obstruir todas elas se não ganhar um posto na mesa das comissões.

A obstrução é uma estratégia de uso do regimento interno da Câmara para atrapalhar e atrasar a tramitação de matérias.

Após apelo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para que partidos indicassem membros, as duas comissões devem ser instaladas na tarde desta quinta. Até o fim da manhã, cada um dos colegiados tinha recebido 28 das 37 indicações para membros titulares.

Reprodução: G1