Entretenimento

Gilberto Gil fala sobre saúde e diz que irá a carnaval: 'Vou dar uma fugidinha'

Cantor falou sobre participação na folia desse ano em Salvador.

NULL
NULL

 

Preta Gil, Giberto Gil e Flora Gil anunciaram novidades para o carnaval desse ano (Foto: Alan Tiago Alves/G1)

Gil garantiu que estará presente na festa, na sexta-feira (24), para a abertura do Camarote 2222, organizado por ele e a mulher, Flora Gil, no circuito Dodô (Barra-Ondina). O camarote volta a funcionar no Edifício Oceania, na Barra, após 11 anos. Em 2018, o espaço passará a ser administrado por Preta Gil.

No local, Gil costuma fazer duetos com artistas que passam na avenida em trios elétricos.

"Eu fiz a minha trajetória junto à música da Bahia e fiz relacionamento amplo com muita gente. Sou já um rapaz de idade, mas estou me sentido muito bem. Na sexta, venho para o ritual de abertura. Já no sábado não sei. Ela [Flora, a esposa] disse que era para eu ficar em casa no sábado e ir revezando", disse, sorrindo. Após o bate-papo com a imprensa, Gil ainda aproveitou para comer um acarajé na sacada do prédio onde vai funcionar o camarote.

Gil também adiantou que estará presente no último ensaio da banda Cortejo Afro antes do carnaval, no dia 20 de fevereiro. O grupo musical tem como tema desse ano para a folia "Um Canto de Afoxé para Gilberto Gil", em homenagem a um dos ícones da Tropicália.

O cantor também disse que fará um esforço para, mais uma vez, participar do tradicional bloco Filhos de Gandhy durante o carnaval. Após a coletiva à imprensa, Gil recebeu a visita de diretores do bloco e pediu para que eles ficassem "tranquilos" quanto à sua presença na festa. Em 2016, Gil se vestiu de Gandhy na segunda-feira de carnaval e se divertiu ao lado do neto, Bento Gil, no circuito Barra-Ondina. Esse ano, o bloco Filhos de Gandhy se apresenta no domingo (26) e na terça-feira (28) no Circuito Osmar (Campo Grande), e na segunda (27) no circuito Dodô (Barra-Ondina).

"Ele foi muitas vezes ao hospital no ano passado. Já está com quase 75 anos e os médicos disseram que é melhor ele descansar mais. Mas vocês precisam ver a animação dele para esse verão", disse a mulher, Flora Gil, durante a coletiva, enquanto o companheiro dava gargalhadas na cadeira ao lado.

Preta Gil, que já havia anunciado que puxaria um trio sem cordas durante o carnaval de Salvador, divulgou nesta terça que assumirá a partir do ano que vem a administração do Camarote 2222, até então sob a responsabilidade de Flora Gil.

Como em anos anteriores, o camarote terá decoração temática, espaços gourmet, bares, áreas de customização, salão de beleza, espaço bem-estar, SPA e boate. A família Gil não disse quem estará entre os convidados do camarote esse ano, mas adiantou que, a expectativa é de que o espaço receba cerca de cinco mil pessoas durante os cinco dias de funcionamento.

"Foi me dada essa reponsabilidade e eu estava me sentido pronta para receber o camarote. Esse convite, na verdade, já tinha sido feito em anos anteriores, mas eu nunca tinha aceitado, também pelo fato de que tinha que gerir o meu bloco lá no Rio de Janeiro. Em 2017, como o bloco lá já consegue andar com as próprias pernas, eu falei que topava assumir com a minha empresa o camarote aqui em Salvador", disse a cantora.

Preta informou que, esse ano, o Camarote 2222 continua sem atrações musicais e recebendo apenas pessoas convidadas, como sempre ocorreu, mas que pretende, a partir de 2018, vender ingressos para parte do espaço.

"O camarote passará para a minha administração e prentendo abrir uma parte para venda, uma coisa que eu sempre cogitei. É uma coisa que o pessoal já vem pedindo a algum tempo, e colocar um espaço do camarote à venda é uma forma de trazer pessoas do mundo inteiro", destacou.

Sobre o Bloco da Preta, que desfilará para os foliões da pipoca no circuito Barra-Ondina, Preta disse ser a realização de um sonho. A cantora desfila com o mesmo bloco no carnaval do Rio de Janeiro, no dia 19 de fevereiro e, depois, no dia 24, se apresenta em Salvador, a partir das 20h30.

"Já cantei aqui [em Salvador] com meu pai, sozinha e com outros artistas. Já tenho experiência no carnaval de Salvador como foliã e também como profissional. E Salvador sempre esteve de portas abertas para mim e sou muito grata pelo apoio que tanto tenho recebido. Com o bloco, vou dividir a minha alegria com o povo", destacou.

Reprodução/G1