O senador Otto Alencar (PSD-BA) afirmou que não vai votar favoravelmente a nenhum projeto do governo Michel Temer no Senado, enquanto o presidente não negociar com ele a liberação de recursos e ações para a revitalização do Rio São Francisco.
“Tenho ajudado o governo no que pude, mas o governo não tomou nenhuma posição pragmática quanto a este assunto [revitalização do Rio São Francisco].
Não devo votar nada do governo enquanto não conversar isso”, deu o recado, em entrevista ao Bahia Notícias. Em agosto do ano passado, o presidente chegou a lançar um plano de R$ 1 bilhão para recuperar o rio. Batizado de “Novo Chico”, o programa prevê investimentos desta ordem até 2019.
Entretanto, depois dessa sinalização de que passaria a investir mais fortemente na iniciativa, o governo deixou de tocar no assunto, segundo o social-democrata. Ainda de acordo com o parlamentar, o rio está na UTI e ainda correr risco de ser cenário de uma tragédia semelhante ao que ocorreu no Rio Doce, em Minas Gerais, após a barragem de Mariana romper e contaminar o curso d’água.
“Eu tenho acompanhado permanentemente os indicadores. Se tivermos chuvas torrenciais na cabeceira do Rio São Francisco, nas barreiras de contenção, o acidente é iminente”, alertou.
(BN) (AF)