A longa fila que se forma desde a madrugada desta quinta-feira (2) na Rua da Paciência, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador é uma das principais demonstrações de devoção à Iemanjá. A festa à Rainha do Mar foi aberta com uma alvorada quase às 5h. Na fila, centenas de fiéis aguardaram o grande momento de entregar as oferendas. Flores, perfumes, espelhos, colares, pentes. Tem de tudo que, na crença do devoto, a divindade reverenciada pelo candomblé e conhecida pela vaidade, gostaria de ganhar.
As flores são maioria, pois as pessoas se dizem mais preocupadas com a sustentabilidade, com o cuidado em não poluir o mar. É o caso da dançarina Margareth Alves que disse já ter jogado perfume no mar sem o frasco, mas que hoje prefere as flores.
Um dos coordenadores da festa à Rainha do Mar, Jorge Amorim, falou para o Ld Notícias o que mudou na festa este ano de 2017 e o que significa esse dia para ele. “Este ano percebemos que tem bem mais fiéis, no ano passado usamos 500 balaios, mas este ano foi preciso reduzir a quantidade para ter espaço para os fiéis. Hoje é um dia de muita felicidade, minha oferenda já começa com o meu esforço para a festa acontecer”, finalizou ele.
Para a fiel Barbara, 59 anos, é gratificante participar da festa. “Venho desde criança, todos os anos, só tenho a agradecer”. Para Savio é sempre muito bom. “É uma alegria está aqui, é uma manhã muito bonita, vale a pena pegar essa fila” disse ele.
Em mais uma demonstração de fé e tradição, as pessoas se aproximam também da Colônia de Pescadores, onde podem ser depositados mais presentes. A recepção dos presentes ocorre ao longo do dia e por volta das, 16h segundo os pescadores, ocorre um cortejo no mar com cerca de 200 embarcações que levam os presentes a Iemanjá.
Assita o vídeo da festa:
Da redação com informações dos repórteres Fabrício Cunha e Paulinho FP