Bahia

Moradores protestam após anúncio de fechamento de centro cultural

Governo da BA anunciou que colégio será construído no local, em Salvador.

NULL
NULL

Moradores realizaram protesto contra fechamento de centro cultural em Salvador (Foto: Reprodução/TV Bahia)Moradores de São João do Cabrito, em Salvador, realizaram um protesto nas manhã desta segunda-feira (30) após ficarem sabendo que o Centro César Borges de Esporte, Arte e Cultura (Ceac), que funciona no bairro, será fechado. O anúncio foi feito pelo governo do estado da Bahia, que afirmou que no lugar do centro passará a funcionar o Colégio Professor Aristides de Souza Oliveira, que atualmente está em um imóvel alugado no bairro.

Os moradores afirmam, no entanto, que o centro cultural é muito importante por oferecer atividades extra-curriculares para crianças, jovens e adultos. O espaço reúne um conjunto de atividades gratuitas, como aulas de reforço escolar, curso de informática, esportes, teatro e dança. O local tem cerca de 650 alunos.

Os manifestantes levaram faixas e cartazes com frases de protesto para a frente da unidade para tentar impedir o fechamento do local. Moradores do bairro de Plataforma que também utilizam o centro para a realização de atividades participaram do ato.

A direção e os professores do centro foram avisados do encerramento das atividades em dezembro de 2016. Desde então, eles mobilizam a comunidade local para tentar evitar o fechamento do espaço.

Cidade do Saber abre pré-matrículas para novos alunos em Camaçari

"Para mim, vai ser tão doloroso quanto para a comunidade, porque esse espaço já tirou muitos jovens do mundo da criminalidade e até hoje tira. E eles querem fechar. Então, para toda a comunidade de São João, é uma perda muito enorme", afirmou a estudante Tamara Freitas.

"Não é só pelo esporte, mas aqui tem um acompanhamento pedagógico, um acompanhamento psicológico a esses alunos, de todos os profissionais, não só dos professores das modalidades", destacou a assistente social Genilce Mendes.

[Moradores realizaram protesto contra fechamento de centro cultural em Salvador (Foto: Reprodução/TV Bahia)] Moradores realizaram protesto contra fechamento
de centro cultural em Salvador.
(Foto: Reprodução/TV Bahia)

Alunos do curso de corte e costura oferecido no centro lamentaram o anúncio do fechamento. "Aqui é que nós passamos a tarde, nos distraímos, costuramos. Se ficarmos em casa, vamos morrer cedo. Então, aqui é uma ajuda grande que eles dão a gente. Todo mundo adora isso aqui", destacou a pensionista Elizete Santos.

A Secretaria Estadual da Educação infomrou que com a tranferência do Colégio Professor Aristides de Souza Oliveira para o espaço do centro cultural,  a escola poderá oferecer educação em tempo integral para a comunidade. Ainda de acordo com a Secretaria, a ideia é que a unidade mantenha algumas oficinas do Ceac. Alguns professores também podem ser aproveitados pela escola. Os outros devem ser remanejados para outras unidades de ensino.

Reprodução: G1 BA