“Com a implantação do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, será despertado um novo olhar sobre as belezas naturais do Subúrbio Ferroviário de Salvador, incrementando assim uma nova opção turística para a cidade”.
A declaração é do Superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, acrescentando que o governador Rui Costa vai resgatar a auto estima dos suburbanos porque o abandono socioeconômico da região é histórico, tanto sim que há três décadas atrás chegou a ter um movimento para sua emancipação de Salvador.
Sabemos que a desigualdade social é marcante na região, afirma Diogo Medrado, para acrescentar que alguma coisa precisa ser feita para movimentar a economia e a implantação do VLT de Paripe até a Calçada é o primeiro passo que está sendo dado.
Indústria sem Chaminé
Segundo o Superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, a indústria sem chaminé será o grande vetor de desenvolvimento da região.
Dezoito quilômetros de praias de águas calmas vindas da Baía de Todos-os-Santos margeiam os 15 bairros (entre eles, três ilhas) que compõem o Subúrbio de Salvador, onde a calmaria das belezas naturais, ainda pouco exploradas turisticamente, contrastam com a agitação de um comércio pujante e uma população de 286.115 moradores, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O número corresponde a aproximadamente 10% dos quase três milhões de habitantes na capital baiana. E esses moradores convivem com os mais altos índices de violência registrados pelas autoridades de segurança.
O bairro mais populoso é Paripe (55 mil), seguido de Periperi (47 mil) e Plataforma (34 mil). As localidades menos populosas na região são as ilhas dos Frades (733), de Bom Jesus dos Passos (1.465) e de Maré (4.236).
Início do VLT
Em entrevista exclusiva ao radialista Marcos Medrado, âncora do programa Ligação Direta da Nova Salvador FM, neste mês de janeiro o Chefe da Casa Civil do governo do estado, Bruno Dauster, anunciou em primeira mão que até o final do primeiro semestre serão iniciadas as obras de construção do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos do Subúrbio Ferroviário de Salvador. .
Segundo ele serão aplicados R$ 1 bilhão e meio de reais e os recursos já estão .assegurados,
(Redação LD Notícias) (G1) (AF)