Brasil

Morte de Teori Zavascki alimenta teorias da conspiração

A morte do ministro do STF, Teori Zavasck, fez surgir todo tipo de teorias da conspiração nas redes sociais.

NULL
NULL

 src=

A morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki em um acidente de avião em Paraty, ontem (19), fez surgir todo tipo de teorias da conspiração nas redes sociais. Muitos internautas brasileiros parecem duvidar de que o acidente foi casual e acreditam que a morte de Teori tem ligação com o fato dele ser relator da Lava Jato no STF.

De acordo com Sérgio Praça, do blog Política com Ciência, em 2016, um dos filhos de Teori Zavascki postou, em seu Facebook, que “há movimentos dos mais variados tipos para frear a Lava Jato”, e “se algo acontecer com alguém da minha família, vocês já sabem onde procurar!”.

Para ele, há duas maneiras de derrubar um avião intencionalmente. Os assassinos podem ser suicidas: é o método terrorista do 11 de Setembro. A lógica é de martírio, de morrer por uma causa. Mas, ele não vê como aplicar isso ao caso do avião de Teori.E os assassinos podem sabotar a aeronave. “Quem poderia estar interessado na morte do relator da Lava Jato? O Twitter explica: o presidente Michel Temer, o Movimento Brasil Livre, os parlamentares que seriam implicados nas delações da Odebrecht, o senador peemedbista Romero Jucá, o PT, Lula, o PMDB, o PSDB… Por que não todos juntos de uma vez?”, diz a publicação.

Ainda segundo Sérgio, dizer que provavelmente foi um acidente é “sonolento”. “Qual o charme disso? Acreditar em uma conspiração é muito mais legal. E é racional. Afinal, não estamos preparados para lidar com caos e confusão”, completa no Blog.

Fonte: Folha de S.Paulo