Bahia

Na BA, idoso de 67 anos espera há 30 dias por transferência para cirurgia

Aposentado fraturou o fêmur após cair no banheiro da casa onde mora.

NULL
NULL

 

UPA de Juazeiro, na Bahia (Foto: Reprodução/TV São Francisco)Um idoso de 67 anos espera há mais de 30 dias por uma transferência para passar por uma cirurgia, na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia. O aposentado fraturou o fêmur após cair no banheiro de casa, há um mês, e, desde então, está internado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Ele precisa ser transferido para um hospital especializado em ortopedia, mas não há nenhum na cidade que atenda pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Seu José Guimarães e outros pacientes com problemas ortopédicos de Juazeiro estão na lista de espera para transferência para outros municípios da região. Enquanto a vaga não surge, a irmã do aposentado, Luzia Guimarães, e outros familiares se revezam pra não deixá-lo sozinho na unidade de saúde, pois ele não consegue movimentar a perna e acaba se machucando ainda mais.

"Aqui não mexe, mexe em cima da cama até a perna já feriu, né. Estamos aí aguardando para ver o que é que vai dar", contou o idoso.

O hospital especializado em ortopedia mais próximo fica em Petrolina (PE), mas, até esta quinta-feira (19), não havia vaga na unidade para a transferência. A irmã do isoso, Luzia Guimarães, teme que a demora no procedimento prejudique a recuperação do paciente.

"A gente se preocupa dele não poder mais andar, de ficar com algum defeito na perna. Ele está com o pé machucado devido a posição. Ele não tem condições de pagar uma [cirurgia] particular. É uma cirurgia grande, tem que colocar uma prótese, então não tem condições. É triste", desabafou.

Em nota, a Secretaria da Saúde de Juazeiro disse que a Central de Regulação Interestadual é a responsável pela lista de espera por leitos entre as cidades da Bahia e Pernambuco. A Central de Regulação afirmou que realiza buscas diariamente por uma vaga, mas que por enquanto ainda não surgiu nenhuma.

Reprodução/G1