O Carnaval de Salvador 2017 começa mais cedo: assim como no ano passado, a festa terá um “esquente” nos dias 18 e 19 de fevereiro, o fim de semana que antecede o início oficial da folia. O Fuzuê e o Furdunço, como são batizados, respectivamente, o sábado e o domingo de pré-Carnaval, foram confirmados pela prefeitura na manhã desta terça-feira (17).
A informação foi divulgada pelo prefeito ACM Neto, em entrevista coletiva no Teatro Gregório de Mattos, no Centro. A expectativa é que a prévia da folia reúna mais de 900 mil pessoas no circuito entre o Clube Espanhol, em Ondina, e o Farol da Barra, que recebeu o nome de Orlando Tapajós na festa do ano passado. Em 2016,
"Teremos Fuzuê e Furdunço, numa tendência clara do resgate dos antigos Carnavais, com a presença das fanfarras, com muita liberdade para todo mundo brincar, numa clara demonstração de que a rua é tomada e dominada pelo folião. No sábado não existe música eletrônica, só as bandinhas em direção ao Farol da Barra", explicou o prefeito.
A diferença é que, este ano, o Fuzuê terá mais que o dobro das atrações do ano passado – passou de 10 para 21. Neto informou, ainda, que o Fuzuê faz esse ano uma homenagem ao designer Pedrinho da Rocha, famoso por ter criado os abadás. "É um artista que ajudou a transformar a forma das pessoas se apresentarem no Carnaval de Salvador. Não podemos falar das belezas e vestimentas da festa sem falar de Pedrinho da Rocha".
Já no domingo será a vez do Furdunço, com 34 atrações. Depois, a festa será retomada na quarta-feira (25), no Circuito Sérgio Bezerra, que sai do Farol da Barra, com 28 atrações, bloquinhos e fanfarras. "Ano passado nós oficializamos como circuito oficial do Carnaval e já estão confirmadas 28 atrações", pontuou o prefeito. Além disso, a abertura da festa será, pela primeira vez, na Praça Municipal, com um baile de Carnaval das antigas, em homenagem a mestre Didi e com apresentação de Bell Marques.
Segundo a prefeitura, mais de 750 mil turistas são esperados no Carnaval de Salvador e a ocupação hoteleira nos sete dias de festa deve ficar em torno de 97%. Nos hotéis próximos do circuito, deve chegar a 100%, de acordo com a estimativa do prefeito ACM Neto. O percentual prevê um crescimento de 10% de turistas em relação ao mesmo período do ano passado.
Reprodução/Correio24h