A CAIXA Cultural Salvador realiza, de 17 a 19 de janeiro, das 9h30 às 12h30, a oficina “Estamparia – História e Símbolos Adinkras”. Por meio do uso de técnicas de estamparia, os participantes serão convidados a conhecer algumas histórias que pertencem à esse imaginário e a construirem juntos estampas a partir da simbologia dos adinkras, processo utilizado pelos povos Akan, do continente africano.
A atividade visa permitir a experimentação dos processos de estamparia de forma simples, lúdica e dinâmica, a fim de que o público crie e vivencie a prática de forma prazerosa, enaltecendo uma das culturas raízes do Brasil.
As inscrições serão gratuitas, disponíveis a partir do próximo sábado (14), e realizadas presencialmente, na recepção da CAIXA Cultural Salvador, localizada na Rua Carlos Gomes, 57, Centro. Serão disponibilizadas 20 vagas e a seleção será por ordem de inscrição.
Sobre o ministrante:
Mirella Maria é Educadora no Museu Afro Brasil (SP). Formada em Artes Visuais e mestranda em Arte Educação pela UNESP. É criadora do coletivo Quilombo Mulheres Negras, projeto que busca introduzir a arte negra e suas linguagens ao público em geral. Trabalha com oficinas para artes visuais, visando especialmente a cultura afro-brasileira.
Gente Arteira:
O Programa Educativo Gente Arteira é um projeto de arte-educação que desenvolve ações de acolhimento, mediação e oficinas relacionadas aos eventos da CAIXA Cultural. Em Salvador, o programa atende mais de 40 instituições por mês, entre escolas públicas, ONGs e grupos da sociedade civil, o que resulta em um público médio mensal de 1400 pessoas.
A equipe de atendimento é composta por arte-educadores e mediadores que compartilham, junto com os visitantes, suas percepções sobre os trabalhos expostos, de forma dinâmica e interativa. Também faz parte das ações um material de orientação voltado para os educadores, para garantir o melhor aproveitamento pedagógico das visitas.
Serviço:
Oficina : “Estamparia – Historia e Símbolos Adinkras”
Período: 17, 18, e 19 de janeiro de 2017
Horário: das 9h30 às 12h30
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)
Entrada franca
Informações e entrevistas: Ronei Dias – (71) 3421 4200 – [email protected]
Classificação indicativa: a partir de 5 anos
Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Salvador (BA)