Orientação sobre as relações de consumo, mediação para solução de problemas entre consumidores e empresas, além da distribuição de exemplares do Código de Defesa do Consumidor. Esses são alguns dos serviços oferecidos gratuitamente pelo PROCON-MÓVEL no Centro Social Urbano (CSU) de Castelo Branco, em Salvador. A ação no CSU – equipamento da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) – começa nesta segunda-feira (16/01) e segue até quinta (19/01), sendo que no último dia do atendimento (19/01) haverá Oficina de Educação Financeira para a população presente. O objetivo da iniciativa é levar mais informação aos moradores e solucionar rapidamente conflitos decorrentes das relações de consumo, buscando sempre resguardar os direitos do consumidor, parte mais vulnerável neste processo. No PROCON-MÓVEL os atendimentos ocorrem das 9h às 16h onde são prestados muitos serviços oferecidos nos postos do Procon-BA.
A equipe dispõe de várias alternativas para tentar solucionar problemas enfrentados pelos consumidores, a exemplo do envio da Carta de Informações Preliminares às empresas cadastradas no órgão, relatando a situação e solução do caso em até sete dias. Em algumas situações, é feito o contato telefônico diretamente com empresas buscando uma solução negociada entre as partes.
“Em muitos casos, o consumidor não consegue acessar as centrais de atendimento dos fornecedores. Como nós temos o contato direto com as empresas, cadastradas no sistema do Procon, tentamos resolver imediatamente o problema, sem a necessidade de abertura de processo administrativo”, explica Paulo Teixeira, Diretor de Assuntos Especiais do PROCON-BA.
Fonte: PROCON