Bahia

UFBA inicia controle de veículos e mudanças no sistema de segurança

Novas medidas foram implementadas nesta quarta, no campus de Ondina.

NULL
NULL

Câmeras foram instaladas na portaria da UFBA (Foto: Natally Accioli/G1)

A Universidade Federal da Bahia iniciou nesta quarta-feira (4) novas medidas para melhorar a segurança da universidade. A partir de agora, os veículos que acessam o campus de Ondina, pelo portão principal, passam por controle na portaria, e câmeras de segurança vão fazer imagens do rosto dos motoristas, e placa dos automóveis. 

Outra novidade é a alteração do ponto de parada do Buzufba, que passa a ser dentro do campus, no estacionamento que fica no fundo do PAF 1 e Instituto de Matemática. Até então, os micro-ônibus paravam do lado de fora do portão principal. 

As modificações foram comentadas por quem costuma frequentar o local. "Achei boa, mas acho que poderia ser melhor por ser uma instituição federal. Deveria ter identificação nos carros e nas motos das pessoas que frequentam", disse Caique Sandes, motorista de uma empresa que presta serviços à universidade. 

Folhetos com as novas medidas de segurança estão sendo distribuídos para os estudantes. O folder traz informações sobre a segurança na UFBA, e os canais que poderão ser utilizados para o acesso aos setores da universidade responsáveis pela segurança. O estudante Diogo Barreiros, que faz mestrado em Matemática, também comentou sobre as mudanças.

"Contribui, mas não sei se na medida que deveria. Seria preciso um convênio com a Polícia Militar de forma urgente e ter o regaste da guarda universitária. Já presenciei cinco assaltos. Teve uma onda deles, uns três ou quatro assaltos seguidos, no final do semestre passado. Levaram celulares, dinheiro, mochilas com notebooks. A iluminação está adequada na parte de maior circulação, quanto aos seguranças, são seguranças patrimoniais, nunca os vi impedindo nenhum assalto", disse.

De acordo com a universidade, no final de 2016, os vigilantes da universidade passaram por um treinamento e foram orientados sobre as mudanças, como lidar com os estudantes, e com potenciais situações de risco.

Reprodução/G1