O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Salvador em 2017 não terá mais o desconto de 10% concedido nos últimos três anos às pessoas que fizeram o recadastramento dos imóveis.
Por outro lado, os proprietários que pagarem a taxa em cota única, com vencimento no mês de fevereiro, continuarão tendo o desconto de 10%.
Os carnês serão emitidos pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e devem chegar nas residências até a primeira quinzena de janeiro. O valor do imposto não sofrerá reajuste nem correção pela inflação. Mais informações podem ser adquiridas no site da Sefaz.
Já pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (taxa de lixo), a população terá que desembolsar um valor de 6,2% a mais do que o pago atualmente. Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre a Transmissão de Intervivos (ITIV) também terão reajuste inflacionário.
O número de insentos de pagamento do IPTU subirá de 238 mil para 252 mil contribuintes em Salvador. A ampliação de deve à mudança do valor venal dos imóveis, que seguindo o reajuste da inflação passará para R$ 93,5 mil. Atualmente, apenas imóveis que custam até R$ 88 mil são livres do imposto.
Reprodução/G1