Brasil

Recadastramento biométrico de eleitores será retomado em 9 de janeiro de 2017

A partir dessa data, os eleitores com inscrição eleitoral em Salvador devem fazer a biometria na Central de Atendimento ao Público (CAP) ou nos cartórios eleitorais

NULL
NULL

Resultado de imagem para Recadastramento biométrico de eleitores será retomado em 9 de janeiro de 2017

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) interrompeu no dia 20/12, o recadastramento biométrico de eleitores, nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral em Salvador e no interior do estado, por causa do recesso forense, conforme determina a Lei n.º 5.010/66.

O atendimento aos cidadãos para realização do serviço será reativado em 9 de janeiro de 2017. A partir dessa data, os eleitores com inscrição eleitoral em Salvador devem fazer a biometria na Central de Atendimento ao Público (CAP) ou nos cartórios eleitorais, ambos instalados na sede do TRE-BA, na 1ª Avenida do CAB. Outra opção que também estará disponível são os postos do SAC. Confira os horários de atendimento.

Atualmente, a Bahia conta 10.570.085 eleitores. Desse total, 1.463.674 já passaram pelo recadastramento biométrico. O objetivo para os próximos cinco anos, de acordo com a Coordenadoria de Eleições (COELE), é convocar os 9.106.411 eleitores restantes, além daqueles que completarem a idade permitida para votar até 2020.

Documentos necessários – Para ser atendido o eleitor deverá levar um documento oficial com foto, a exemplo de RG, CNH, carteira profissional, passaporte, carteira de reservista ou certificado de alistamento militar original, além de um comprovante de residência recente. Aqueles que tiveram os dados cadastrais alterados, por entre outros motivos, casamento ou separação, devem levar um documento comprobatório de alteração das informações.

Atenção também para os que vão fazer a primeira via do título: homens com idade entre 18 e 45 anos devem levar o comprovante de quitação militar. A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação para o alistamento eleitoral, por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o passaporte, por não conter a filiação.

Vale lembrar aos eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico que não precisam retornar aos postos de atendimento do TRE-BA para passar pelo procedimento novamente.

Reprodução/Politica na Rede