Bahia

Prefeitura monta operação para procissão do Bom Jesus dos Navegantes

O órgão preparou operação especial, abrangendo alterações no tráfego de veículos e/ou no estacionamento em diversos pontos

NULL
NULL

 src=Durante a festa da Boa Viagem, comemorada entre o dia 31 de dezembro e 1º de janeiro, a Transalvador montou um esquema para ordenar o tráfego de veículos e a circulação de pedestres na Cidade Baixa. O órgão preparou operação especial, abrangendo alterações no tráfego de veículos e/ou no estacionamento em diversos pontos. A Limpurb também terá um esquema especial de operação. 

A partir das 17h do sábado (31) até as 6h da segunda-feira (02), estarão proibidos a circulação e o estacionamento nas seguintes vias: R. Professor D’ Alcântara, R. da Boa Viagem, Largo da Boa Viagem, Av. Luiz Tarquínio (entre o Largo da Boa Viagem e a R. Polidoro Bittencourt), R. Imperatriz (do Largo da Boa Viagem à R. Sergy Mirim), R. Rio Almada, R. Rio Paraguaçu (entre o Largo da Boa Viagem e a R. Rio Itapicuru), R. São Francisco, R. Rio Itapicuru e Rua A (entre as ruas da Boa Viagem e Rio Paraguaçu).
 
No mesmo período, será estabelecido sentido único e exclusivo para os ônibus de transporte coletivo nas seguintes vias: Av. Luiz Tarquínio (sentido Largo de Roma), e ruas Polidoro Bittencourt e Augusto Mendonça (sentido Boa Viagem). 

Para o transporte da imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes da Codeba à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a interdição acontece a partir das 17h30 do sábado (31) na Av. da França (imediações do 2º galpão das docas), Praça Visconde de Cayru, Av. Lafayete Coutinho (Contorno) e Rua da Conceição da Praia (chegada à Basílica). No dia 1º, haverá interdição progressiva do tráfego, a partir das 9h30, na R. da Conceição da Praia (saída na Basílica) e Av. Contorno (chegada ao 2º Distrito Naval) para a passagem da procissão da Basílica da Conceição da Praia até o Píer da Capitania dos Portos.

Limpurb

Quem também montou um esquema para atender o público que vai curtir a festa é a Limpurb. O órgão vai colocar à disposição 67 profissionais que atenderão os turistas e baianos com três compactadores, dois caminhões, dois carros-pipa, além de 50 sanitários químicos. 
 
A área de abrangência dos profissionais será restrito à Praça Irmã Dulce, Rua da Boa Viagem, Rua da Imperatriz, Rua Polidoro Bitencourt, Rua Rio São Francisco, Rua Gonçalves de Abreu, Rua Rio Paraguassu, Rua Rio Sergimirim, Rua Plínio de Lima, Rua Rio Almada, Rua Rio Itapicuru, Rua Rio Jaguaribe, Rua Rio Jacuipe, Rua "A" (Conjunto Boa Viagem),  Rua Rio de Contas, Rua Rio Subaé, Rua Urbano Duarte, Rua Rio Negro, Rua Nova Imperatriz, Rua Dionísio P. Alcântara, Rua Luís Tarquínio, Vila Operária, Largo da Boa Viagem e Ponta do Humaitá.
 
Tradição

Tradicional celebração popular, a festa da Boa Viagem tem origem portuguesa, datando de 1750. O evento inclui duas procissões marítimas: a primeira, no dia 31 de dezembro, faz o percurso Largo da Boa Viagem/Basílica da Conceição da Praia, e a segunda, no dia 1º de janeiro, conta com centenas de embarcações acompanhando a Galeota Gratidão do Povo, que conduz a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pelas águas da Baía de Todos os Santos, desde o cais do Segundo Distrito Naval até a praia da Boa Viagem. O evento é precedido por tríduo, missa solene e festa de largo, que se transforma em um verdadeiro Réveillon popular na noite de 31 de dezembro e madrugada de 1º de janeiro.

Fonte: Agecom