Em sessão solene no dia 1º de janeiro, às 14h30, no Plenário Cosme de Farias, os 43 vereadores diplomados pela Justiça Eleitoral serão empossados pela Câmara Municipal de Salvador, iniciando o primeiro período (biênio 2017/18) da 18ª Legislatura. Os trabalhos serão dirigidos pelo vereador Paulo Câmara (PSDB).
Formada a Mesa de Trabalho, o presidente convidará dois vereadores para secretariarem a sessão solene e designará um deles para proceder à chamada nominal de todos os vereadores, por ordem alfabética.
Cada vereador que atender à chamada apresentará o diploma, e o presidente o declarará empossado, observado um compromisso, que será prestado pelo primeiro, e repetido pelos demais, com as palavras “assim prometo”.
“Prometo defender, manter, cumprir, com lealdade, e fazer respeitar as Constituições da República Federativa do Brasil e do Estado da Bahia, as Leis Federais, Estatuais e Municipais, o Regimento desta Câmara e promover tudo quanto em mim couber para a prosperidade deste Município”, diz o compromisso.
Prefeito e vice-prefeito
Após a posse dos 43 vereadores, o presidente da sessão solene designará um dos secretários para proceder à chamada nominal do prefeito e do vice-prefeito diplomados pela Justiça Eleitoral, para prestarem o juramento de posse, nos seguintes termos: “Prometo cumprir a Constituição da República Federativa do Brasil e do Estado da Bahia, observar as leis, servir com lealdade e dedicação ao povo e promover o bem geral, pelo progresso do Município”.
Mesa Diretora
No dia seguinte (2 de janeiro), às 9h, os vereadores voltam ao Plenário Cosme de Farias, desta vez para eleger a Mesa Diretora do primeiro período da 18ª Legislativa.
Fonte: Câmara Municipal de Salvador