O serviço de táxi em Salvador terá o apoio de aplicativos que vão permitir tarifa dinâmica e corrida compartilhada a partir do início do próximo ano.
A Secretaria de Mobilidade (Semob) publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (22) as regras para que desenvolvedores de aplicativos se cadastrem e forneçam o serviço na capital baiana.
De acordo com o secretário Fábio Mota, a expectativa é que ele já esteja em funcionamento no próximo mês. Para o gestor, a diferença da nova iniciativa para as tecnologias já em funcionamento na cidade é o controle que a prefeitura vai ter sobre a atividade dos taxista com o acesso à base de dados do serviço.
"O aplicativo facilita muito a vida. Ele vai ter o controle da prefeitura, que vai saber quem são os credenciados. Pelo aplicativo você sabe onde tem mais táxis", disse o secretário em entrevista ao Bahia Notícias nesta quinta, avaliando que a novidade vai "oxigenar" o serviço em Salvador.
Fábio esclarece que os taxistas poderão optar por não trabalhar com o aplicativo e os serviços que não se credenciarem junto à prefeitura poderão funcionar normalmente. Segundo o secretário a prefeitura recebeu três pedidos de credenciamento nesta quinta e a Semob poderá credenciar "um ou vários" aplicativos para atuar na cidade.
O texto no DOM estabelece critérios que o serviço interessado deve obedecer para conseguir o credenciamento. Ele aponta que a tarifa dinâmica deve obedecer ao valor máximo das tarifas estabelecido pela prefeitura em março deste ano, "podendo ter variação de valor apenas aquém das tarifas oficiais, por ato de mera liberalidade do prestador do SETAX [Serviço de Transporte Individual de Passageiros por Táxi], em comum acordo com o operador do aplicativo".
(Bahhhia Notícias) (AF)