Bahia

Com campus ocupado há 45 dias, Uefs faz vestibular em escolas na BA

Vestibular acontece no domingo e segunda-feira, em Feira de Santana.

NULL
NULL

Resultado de imagem para vestibular

O vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi mantido para domingo (18) e segunda-feira (19), mesmo com a ocupação de estudantes na universidade
há 45 dias. As provas irão ocorrer em 21 escolas públicas da cidade e os estudantes podem conferir os locais de prova no portal da internet. A ocupação é contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que limita gastos públicos por 20 anos.

Os mais de 10 mil alunos de graduação e pós graduação da Uefs estão sem aulas desde o dia 1º de novembro deste ano. Segundo a reitoria da Uefs, as negociações com os manifestantes foram concluídas na segunda-feira (12), mas não há previsão de quando o prédio da administração será desocupado.

Alunos que estão prestes a concluir o curso reclamam que não conseguem terminar os estudos. Flávia Sulz está no último ano do curso de direito e iria se formar no início de novembro. Com a ocupação, ela não tem previsão de quando vai conseguir o diploma. "A gente se planejou, porque foram longos anos na universidade, com greves, e precisávamos dar prosseguimento nas nossas vida, seja em mestrado ou emprego. No meu caso, tirar OAB e trabalhar”, conta.  

Já o estudante de economia Gesner Brehmer também se sente prejudicado. Ele foi aprovado para fazer mestrado em duas universidades públicas do país, mas não vai poder dar continuidade à carreira acadêmica porque não conseguiu os documentos necessários. “Consegui fazer seleção de mestrado na (Universidade Federal da Bahia) UFBA e na (Universidade Estadual de Santa Cruz), enviei documentos, mas faltava carimbo de uma divisão de assuntos acadêmicos que está ocupada”, relata.

Desocupação
A desocupação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) deve acontecer até sábado (17), após uma decisão judicial que determinou a saída dos estudantes na quarta-feira (14). De acordo com a assessoria da instituição, uma das entradas da universidade já havia sido desocupada pelos alunos nesta sexta-feira (16). O calendário acadêmico, com o retorno das aulas, ainda vai ser definido

No Instituto Federal da Bahia (IFBA), os campi de Ilhéus foram desocupados na quinta-feira (15) e de Irecê nesta sexta-feira. O calendário acadêmico nos campi ainda vai ser definido. Segundo a assessoria do IFBA, a ocupação permanece em Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Eunápolis, Feira de Santana, Barreiras, Jequié, Salvador, Porto Seguro e Santo Amaro.

Na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), os seis campi, de Cruz das Almas, Cachoeira, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e Santo Amaro, continuam ocupados nesta sexta-feira.

Na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), os estudantes do campus de Jequié divulgaram que foi votada a desocupação do campus para esta sexta-feira. As atividades administrativas já foram retomadas em Itapetinga e acontecerá o mesmo com os campi que serão desocupados. As definições sobre calendário acadêmico serão deliberadas em reunião do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe), após o retorno das atividades em todos os campi.

Reprodução/G1