A CAIXA Cultural traz a Salvador pela primeira vez a mais importante exposição de fotojornalismo do mundo. A mostra World Press Photo reúne os registros mais impactantes da imprensa mundial no ano de 2015 e será aberta no dia 13 de dezembro. As visitações ocorrerão do dia 14 de dezembro até o dia 29 de janeiro de 2017, de terças-feiras a domingos, das 9h às 18h, com acesso gratuito e classificação indicativa de 14 anos.
World Press Photo (WPP) expõe 164 fotografias escolhidas no 59º concurso da organização. São imagens que retratam momentos culturais, sociais, políticos e ambientais, vivenciados em 2015. Esta edição da mostra, que já excursionou por cem cidades, em 45 países, foi vista por mais de 3,5 milhões de pessoas. A cada ano, a WPP seleciona as melhores fotografias jornalísticas, através de um júri composto por profissionais de notória relevância na área de fotografia.
Presença brasileira e ineditismo na Bahia:
Na edição de 2015 do evento, o Brasil está representado pelo Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, que foi cenário da série de fotos feita pelo espanhol Sebastián Liste. O país também está representado pelo fotógrafo paulista Mauricio Lima, que foi premiado em duas categorias nesta edição da WPP e que já havia se sagrado vencedor do Prêmio Pulitzer (2016), pela cobertura da crise dos refugiados do Oriente Médio rumo à Europa.
Mauricio é o primeiro brasileiro a ser premiado duplamente numa mesma edição da WPP. O fotógrafo faturou o primeiro lugar na categoria “Notícias Gerais”, com a imagem de um adolescente de 16 anos, militante do Estado Islâmico, ferido na guerra da Síria. Além disso, seu registro de um grupo de crianças da tribo Munduruku brincando no Rio Tapajós, no Pará, alcançou o segundo lugar na categoria “Vida Cotidiana”.
Já Sebastián Liste fotografou a rotina do coletivo de mídia independente Papo Reto, que atua no Complexo do Alemão e que registra a vida dos moradores da comunidade. A imagem recebeu o 3º lugar na categoria “Vida Cotidiana”.
Rafael Ferraz, coordenador geral da exposição, comentou sobre a expectativa de trazer a mostra pela primeira vez a Salvador: “a Bahia possui uma tradição artística e fotográfica muito grande, é um estado de destaque no cenário nacional. Salvador, por ser a capital, tem o potencial de reverberar a relevância desta exposição, que é a mais importante do fotojornalismo mundial. Esperamos que a mostra se estabeleça no calendário cultural da cidade”.
Imagens mais representativas do fotojornalismo:
O júri da 59ª edição do concurso da World Press Photo, uma organização independente e sem fins lucrativos, elegeu a imagem do australiano Warren Richardson como a foto do ano. A fotografia de Richardson mostra refugiados cruzando a fronteira da Sérvia para a Hungria. Na imagem, um homem e uma criança são parte de um movimento de pessoas tentando cruzar a fronteira, antes que uma cerca de arame farpado fosse finalizada.
A qualidade das imagens é um dos principais cuidados da mostra, que expõe fotografias feitas em impressoras Canon de última geração. Além disso, a mostra oferece um aplicativo gratuito com detalhes técnicos das fotografias, entrevistas com os vencedores e informações sobre a Fundação World Press Photo.
Em 2016, a WPP atraiu inscrições de todo o mundo. Ao todos, 5.775 fotógrafos de 128 nacionalidades inscreveram 82.951 imagens. O júri distribuiu prêmios em oito categorias para 41 fotógrafos de 21 países: Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Irã, Itália, Japão, México, Portugal, Rússia, Eslovênia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Síria, Turquia e EUA.
Fonte: Caixa Cultural