A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, e o WWF-Brasil promovem amanhã, dia 7, a partir das 16h, no Sheraton da Bahia Hotel, no Campo Grande, o evento de encerramento do projeto “Educação com Energia 2016”, iniciativa que promoveu a capacitação de 630 professores de escolas públicas e particulares, sendo 303 na Bahia, por meio da metodologia “Energia que Transforma”. Na ocasião, também será lançado um livro com os melhores trabalhos resultantes do projeto e será ministrada a palestra “Vai Lá e Faz”, de Guilherme Piletti, da Perestroika, instituição de cunho educativo e de sustentabilidade, sediada no Rio de Janeiro.
Desde 2013, já foram treinados 1.984 professores e cerca de 119.040 alunos na Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, estados onde o Grupo Neoenergia está presente através das distribuidoras de energia elétrica Coelba, Celpe e Cosern. Em 2016, foram 633 professores treinados (303 professores na Bahia; 212 em Pernambuco e 118 no Rio Grande do Norte) em 445 escolas (202 na Bahia; 154 em Pernambuco e 89 no Rio Grande do Norte).
“Em 2016 alcançamos, nas três praças, aproximadamente 38 mil alunos”, explica Ana Christina Mascarenhas, Gerente de Eficiência Energética da Neoenergia. “Essa formação tem como objetivo formar o professor para que ele seja o vetor de comunicação com os alunos. Este ano foi incorporado o módulo de conteúdo sobre o tema do uso racional e seguro da energia, além da metodologia Energia que Transforma – criada pela Fundação Roberto Marinho, Canal Futura e Procel – que traz técnicas de abordagem para serem usadas em sala de aula”, diz Ana Christina.
Ao final do curso, os professores são estimulados a disseminar os conhecimentos com seus alunos que fazem trabalhos de pesquisa utilizando as técnicas e conhecimento da temática do uso seguro e eficiente da energia. Os melhores trabalhos, escolhidos por um time formado por pedagogos e técnicos, estão publicados no livro a ser lançado durante o evento.
Sobre a iniciativa educacional
O Grupo Neoenergia atua desde 1998 na educação de jovens e crianças com o objetivo de ensinar a usar racionalmente a energia elétrica, através dos programas de eficiência energética das distribuidoras Coelba, Celpe e Cosern. Estes programas, regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), são a principal fonte de recursos para a implantação de dezenas de projetos com foco na comunicação e aprendizado dos conceitos do uso racional e seguro da energia. São eles:
Educação com Energia, Festival Tô Ligado na Energia, Selo UNICEF Município Aprovado (Jogo Se Liga), Paxuá e Paramim com Carlinhos Brown, “Aulas de Energia” em centros de visitação , todos focados em educação e que atraem estudantes, professores e a comunidade em geral para o tema e, como resultado, criam multiplicadores dos conceitos de eficiência energética e segurança com energia.
Histórico do projeto: Em 2014, o Grupo Neoenergia firmou parceria com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e atuou em 375 municípios do semiárido da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Aproveitando o Projeto Selo UNICEF Município Aprovado, o tema eficiência energética foi ensinado para os adolescentes que compõem os NUCAs (Núcleos de Cidadania dos Adolescentes). Posteriormente, esses jovens se tornaram agentes multiplicadores nos seus municípios.
O projeto utilizou uma plataforma educacional de ensino à distância, transformada em jogo interativo (Jogo Se Liga), acessado pela internet. A cada etapa vencida, são transmitidos mais conceitos sobre eficiência energética aos participantes. Ao fim do projeto, em 2015, 1.244 adolescentes foram treinados nos NUCAs e 1.505 outros jovens acessaram a plataforma. Nos municípios participantes do Selo UNICEF Município Aprovados, a Unidade Móvel Educativa também se fez presente com o projeto “Aulas de Energia”.
Sobre o WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil existe desde 1996 e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de cinco milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.
Fonte: Coelba