O sistema ferry boat e a rodoviária de Salvador têm esquemas especiais para o feriado de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que será na quinta-feira (8). Horários extras são disponibilizados nos dois serviços para atender aos passageiros que pretendem ir para cidades do interior do estado, segundo a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).
De acordo com o órgão, aproximadamente 40 mil passageiros devem seguir para o interior do estado através do Terminal Rodoviário. O movimento de embarque começou a se intensificar na segunda-feira (5) e, por esse motivo, conforme a Agerba, já estão disponíveis 80 horários extras, além dos 540 horários regulares. Entre os destinos mais procurados estão cidades do extremo sul, como Porto Seguro, Itararé e Ilhéus. Segundo a Aberga, também há grande procura por passagens para Juazeiro, Barreiras, Chapada Diamantina e Recôncavo.
Ferry
No ferry boat, que faz a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica, de acordo com a Agerba, o movimento previsto é 10% maior esse ano que em 2015. Mais de 87 mil passageiros e 15 mil veículos devem realizar a travessia entre quarta-feira (7) e segunda-feira (12).
Ao todo, seis embarcações vão operar de hora em hora durante o feriado: Agenor Gordilho, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Pinheiro, Anna Nery e Juracy Magalhães Júnior. Os horários extras serão disponibilizados nos momentos de maior demanda.
De quarta (7) para quinta-feira (8), o ferry boat opera de Salvador para Itaparica durante a madrugada e o mesmo acontece de Itaparica para Salvador de domingo (11) para segunda-feira (12). Passagens por hora marcada ainda estão à venda, e 200 horários extras nessa modalidade foram disponibilizadas nos dias em que o ferry opera por 24 horas.
Para os viajantes em veículos, a Internacional Travessias Salvador, que opera o ferry, informou que disponibilizou vagas extras para os horários 1h e 4h das madrugadas de quinta-feira (a partir de São Joaquim) e segunda-feira (a partir de Bom Despacho), somando 200 vagas adicionais.
Reprodução/G1