A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou a tabela do Campeonato Baiano 2017 nesta quinta-feira (1º). Com 11 clubes na briga pela taça, a novidade é a primeira fase disputada em pontos corridos, em turno único. Assim, cada time jogará dez vezes. Os quatro melhores vão para as semifinais, em ida e volta, e os dois piores são rebaixados.
O campeonato começará no dia 29 de janeiro, e o Ba-Vi está marcado para a 10ª rodada, dia 26 de março, um domingo, na Fonte Nova. As finais serão realizadas nos dias 30 de abril e 7 de maio.
Atual campeão, o Vitória estreia fora de casa, contra a Juazeirense, no Adauto Morais, em Juazeiro. O Bahia começa contra o
Jacobina, na Fonte Nova. Novo integrante da primeira divisão, o Atlântico, de Lauro de Freitas, mandará seus jogos em Pituaçu, exceto na rodada inaugural, quando receberá o Jacuipense no Barradão. Vitória da Conquista x Bahia de Feira e Flamengo de Guanambi x Galícia são os outros jogos da primeira rodada.
Devido ao número ímpar de clubes participantes, sempre haverá um clube de folga por rodada. Por isso, o Fluminense de Feira só estreia no dia 2 de fevereiro, contra o Galícia, em Pituaçu. A primeira fase terminará no dia 5 de abril. As semifinais serão jogadas nos dias 9 e 16 de abril. O Baianão acontecerá em paralelo à Copa do Nordeste e à Copa do Brasil, além da Sul-Americana – que não terá clubes baianos em 2017.
Outra mudança no estadual é em relação à distribuição das vagas nos torneios nacionais. A pedido do Bahia de Feira e do Jacuipense, e com a anuência da maioria, as vagas na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D serão definidas através do estadual, sem a cessão de vagas através da Copa Governador do Estado, que virará uma competição sub-23.
O 3º colocado terá vaga na Copa do Nordeste 2018 e o 4º ficará com a vaga na Copa do Brasil 2018. Campeão e vice terão vaga nas duas competições. Os três melhores colocados em toda a competição, excluindo Bahia e Vitória, terão direito às vagas na Série D 2018. Não haverá mais decisão de 3º lugar, posição que será concedida ao semifinalista derrotado que tiver feito a melhor campanha em todo o estadual.
Reprodução/Correio24h