Bahia

Empresa lança em Salvador sistema de táxi compartilhado

A versão iOS será disponibilizada em breve

NULL
NULL

Resultado de imagem para Empresa lança em Salvador sistema de táxi compartilhadoEm paralelo à controvertida disputa entre taxistas tradicionais e o Uber, chegou a Salvador o aplicativo Táxi Free  que promete baratear em até 66% as corridas por meio de caronas entre passageiros. O novo serviço permite que o taxista leve até quatro pessoas que saem de uma mesma região para um mesmo destino ou próximo, barateando a corrida. O app é gratuito para passageiros (www.taxifree.com.br) e está disponível para Android. A versão iOS será disponibilizada em breve. 

A plataforma conecta motoristas e passageiros, através de geolocalização, gerando dados sobre a demanda. “Estou no aeroporto indo para o centro da cidade, trajeto que custa em média R$100. Busco no aplicativo pessoas que estejam indo para o mesmo destino e compartilho a corrida para pagar menos, se for três pessoas, por exemplo, fica R$33,30 para cada”, explicou o diretor de Comunicação do Sindicato dos Taxistas da Bahia Marcelo Rosas. 

Ele disse que a plataforma irá ajudar os taxistas a resgatar os passageiros que migraram para Uber sem reduzir o valor da corrida. “É uma forma de driblar a concorrência. Dessa maneira, todos saem ganhando”, afirmou. Em setembro passado, o novo sistema foi implantado em Curitiba, onde abrange 20% da frota de táxis. “Salvador é a segunda cidade a adotar o aplicativo, daqui a ferramenta segue para São Paulo e depois o objetivo é ganhar o Brasil”, conta o diretor. 

A estudante Juliana Catarino disse que a nova ferramenta irá ajudar a interagir com outras pessoas. “Além de contribuir para o transporte da cidade como um todo, poderemos ganhar novos amigos no trajeto”, observou. Ela disse que já é acostumada a dividir o táxi com pessoas conhecidas e que agora passar a dividi-lo com desconhecidos. 

Para gerar economia, a plataforma aposta em viagens compartilhadas por meio de rotas inteligentes. “É uma opção vantajosa para motoristas que circula em áreas com grande fluxo de pessoas, como saídas de shows, praias, eventos, shoppings, aeroportos e rodoviárias, entre outros”, afirmou Marcelo Rosas. 

Segundo ele, o app é exclusivo para táxis, investe em tecnologia para melhorar a mobilidade urbana e cobra uma taxa de 15% para cada corrida. “É um preço justo, pois não temos prejuízos, já que continuamos cobrando tarifas normais e não precisamos diminuir os valores da corrida para ganhar clientes. É uma taxa bem mais barata do que outras opções por ai”, declarou.  

Reprodução: Tribuna da Bahia