Em visita às obras de requalificação dos bairros da Mouraria e Tororó, na manhã desta quarta-feira (23), o governador Rui Costa falou sobre a importância da ação do Governo do Estado para a recuperação econômica da região. Ao visitar a rua da Palma, na Mouraria, ele destacou a satisfação e o orgulho de ver um hotel 4 estrelas implantado naquele local. "Reintroduzimos o nosso centro antigo no destino da hotelaria, restaurantes e bares", afirmou Rui, que também visitou as obras no Tororó.
As intervenções fazem parte do projeto Pelas Ruas do Centro Antigo, que prevê a requalificação urbana em mais de 260 ruas, dos 11 bairros que formam o Centro Antigo de Salvador, em um investimento da ordem de R$ 124 milhões. As obras em andamento na Mouraria e no Tororó integram, respectivamente, os lotes 2 e 3 do projeto. A execução está sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur).
Nestes dois lotes, um total de 164 deverão ser requalificadas, sendo 80 vias no lote 2 e 84, no lote 3. Para essas duas etapas, o investimento é de R$ 69,2 milhões. De acordo com o governador, além de preservar o centro antigo, o objetivo é também dar vida à localidade e impulsionar o crescimento econômico da região. “O projeto não atende apenas aos moradores, o que também é importante, mas recoloca o centro antigo no mapa dos investimentos em hotelaria, restaurantes, na vida da cidade. Quem viaja ou pesquisa na internet, vê todos os centros históricos dos países e cidades mantendo a vida econômica naquelas regiões, com atividades comerciais e outros negócios. É isso que nós estamos buscando ao recuperar o nosso centro antigo”, afirmou.
Fonte: Secom