Os estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) organizaram um protesto para a próxima terça-feira (29) com a intenção de reivindicar mais segurança nos campi da instituição. O ato foi marcado para as 12h no campus da Ondina
O protesto foi organizado após uma publicação no Facebook de uma aluna que conta que foi assaltada pouco antes das 22h nesta segunda-feira (21), dia em que as aulas da Ufba retornaram. O assalto ocorreu em frente ao Instituto de Biologia (IBio), no campus de Ondina. "Acabei de ser assaltada dentro da universidade me levaram tudo( principalmente o meu psicológico), e do meu amigo também, na frente biologia! (sic) e sou obrigada a ter ouvir "tem que ficar atento" …e amanhã claro, terei que estar lá novamente, no mesmo horário, e ainda sendo reprovada por sair cedo das aulas por medo!", relatou a estudante na publicação.
Ainda segundo o seu relato, o reitor da universidade teria ligado para ela após o assalto. "O reitor me ligou e disse que medidas serão tomadas para que não aconteça novamente, e que irá procurar o porque de ter acontecido isso dentro da Universidade".
Outros alunos da instituição também se posicionaram sobre a falta de segurança da Ufba. “Estamos cansados da insegurança que reina solta nos nossos campi e arredores. Todo dia tem algum relato de assalto ou dentro dos campi ou nas imediações. As única providência que a Reitoria toma são: cortar o mato (como se isso fosse resolver alguma coisa), aumentar a iluminação e retirar o caixa eletrônico da Poli. Chega de Palhaçada!”, publicaram os alunos no evento criado no Facebook para organizar o ato de segunda-feira.
Reprodução: Metro 1